
Hoje queria começar te fazendo algumas perguntas: você sente fome pouco tempo depois de comer? Ou precisa de muita comida para ficar satisfeito?
Quer saber um dos motivos que pode influenciar isso? Vou te explicar um pouquinho...
Você já teve aquela sensação de que, independentemente do quanto você come, você continua com fome? Ou melhor… com vontade de comer mais e mais...
O fato é que existem alguns alimentos que possuem esse "poder" de causar uma fome sem fim ao invés de trazer saciedade.
Aliás, a indústria alimentícia estuda muito sobre isso... E uma de suas grandes tarefas é a de descobrir alimentos e combinações de sabores que nos fazem querer comer mais e mais.
Talvez você já deva ter escutado algo sobre o "bliss point," mas se nunca tiver ouvido falar sobre isso, o conceito de "bliss point" foi criado pelo psicólogo e pesquisador de marketing Howard Moskowitz, que concluiu que existe um ponto ideal de várias sensações de sabor - pense em açúcar, sal e gordura - que "obrigam" nosso cérebro a buscar mais e mais de um determinado alimento. Fica quase impossível comer um só...
Mas o que eu queria te contar hoje é que, alguns alimentos comuns de nosso dia-a-dia que, mesmo não tendo sido desenvolvidos a partir desse critério específico do "Bliss point," podem ter um efeito muito parecido.
Os alimentos que muitas vezes nos trazem mais dificuldade de parar de comer são aqueles mais pobres em fibras e proteínas como os doces, chocolate ao leite, sorvete, arroz branco, pão branco e batatas fritas, por exemplo.
E quer saber porque isso acontece?
1- Porque a falta de fibras reduz o tempo do trânsito do alimento em seu aparelho digestivo. E isso além de não te deixar saciada por mais tempo, não alimenta as bactérias boas de seu intestino e gera picos e vales de insulina em sua corrente sanguínea, desregulando a sua produção de energia. Sabe aquela sensação clássica de muuuiiito sono a tarde, depois de comer um prato de massa na hora do almoço… Então...
2- Porque alimentos ricos em carboidratos refinados infelizmente não acionam os nossos receptores nervosos para a produção do nosso hormônio da saciedade leptina e, sempre que comidos sozinhos (sem nenhuma fonte de fibra ou de proteína), trazem aquela sensação de dificuldade de parar de comer…
O fato é que alimentos ricos em proteínas acionam os nossos receptores cerebrais de saciedade (para a produção de leptina) muito mais rapidamente e, por esse motivo, eu sempre dou a dica para que as pessoas comecem suas refeições pelos vegetais e pela proteína e nunca pelos carboidratos ;-)
Essa é uma das razões pelas quais muitas pessoas (eu inclusive!) se sentem super satisfeitas comendo menos carboidratos, mas MUITOS vegetais, boas fontes de proteínas e uma quantidade equilibrada de gorduras. Quando o seu organismo se acostuma a não ter os altos e baixos provenientes de alimentos muito ricos em carboidratos simples, a sensação de saciedade e a produção de energia ao longo do dia é muito mais constante.
Em termos de alimentos que possuem uma boa combinação de fibras e proteínas e que são excelentes para o dia-a-dia, eu indico muito as sementes e, para as pessoas que NÃO sofrem de sensibilidades digestivas às leguminosas, eu gosto muito de todos os tipos de feijões, lentilhas, ervilhas e grão-de-bico. Uma combinação de super sucesso com baixo índice glicêmico!
Então, se você já experimentou essa sensação de dificuldade de se sentir saciada ou sente que está sempre com fome, experimente incluir mais "alimentos saciantes" à sua dieta com frequência e veja como se sente.
E se precisar de ajuda para se conectar com os sinais do seu corpo e descobrir como nutrí-lo de acordo com as suas particularidades fisiológicas e com sua individualidade, conte comigo para ajudá-la nesse processo!
Um beijo grande!