
Hoje eu gostaria de conversar com as mulheres que estão com muita DIFICULDADE para EMAGRECER e falar sobre os principais hormônios envolvidos no processo de emagrecimento.
Os hormônios são substâncias químicas responsáveis por controlar diversas funções no nosso corpo. Eles são produzidos por glândulas e atuam como “mensageiros” lançados na nossa corrente sanguínea com a função de se ligar a seus respectivos receptores hormonais produzindo uma determinada resposta.
Ou seja, é como um sistema de “chave e fechadura” em que os hormônios são as chaves enviadas para encontrarem suas respectivas fechaduras e, quando ligados, o nosso corpo produz a resposta correta para manter todo o organismo funcionando da forma esperada.
Existem inúmeras causas que impactam o equilíbrio hormonal de uma pessoa e elas podem estar ligadas à questões genéticas, doenças crônicas, deficiências nutricionais ou desequilíbrios da flora intestinal, por exemplo.
Mas, em termos práticos, existem alguns hormônios que estão intimamente ligados ao processo de emagrecimento e que, quando estão em desequilíbrio, afetam diretamente a nossa velocidade em perder peso.
Então deixa eu te apresentar alguns dos hormônios envolvidos nesse processo:
✨Insulina
Tem a função de controlar os níveis de açúcar no sangue e é um hormônio de “acumulação de gordura.” Ou seja, sempre que temos insulina circulante no sangue, nossas células terão a mensagem de acumular gordura e não de queimá-la, que é base do processo de emagrecimento.
Um excesso de insulina circulante pode levar as nossas células a ficarem “resistentes” a esse hormônio e potencializar ainda mais o ganho de peso. A desregulação dos níveis de insulina geralmente se inicia por uma alimentação com alto consumo de doces e carboidratos refinados, excesso de “beliscadas” ao longo do dia e estresse.
✨ Cortisol
A função principal do cortisol é ajudar nosso corpo a controlar o estresse e reduzir inflamações. Além disso, ele tem atuação direta na nossa pressão arterial e níveis de açúcar no sangue.
Quando os níveis desse hormônio estão maiores que o normal, a pessoa tende a ter mais apelo por doces e carboidratos, pois o corpo entende que precisa de uma fonte de energia rápida.
✨ Leptina
É o hormônio responsável pela sensação de saciedade. A Leptina é produzida pelas nossas células de gordura e comunica ao cérebro que não precisamos mais de comida.
O problema ocorre quando seus níveis ficam constantemente muito altos e os receptores neurais passam a ficar “resistentes” às mensagens da leptina, ignorando-a. Ou seja, quando existe uma desregulação nesse hormônio, a pessoa tem dificuldade em se sentir satisfeita e em parar de comer.
✨ Grelina
A grelina é o hormônio da fome e é produzido pelas células do estômago quando estamos com o estômago vazio. Ele se comunica diretamente com o cérebro, sinalizando que é hora de comer.
Contudo, em pessoas que se encontram com desequilíbrios no hormônio leptina (hormônio da saciedade) ou que estão fazendo dietas restritivas, a produção da grelina pode ser muito mais intensa.
✨ GH (Growth Hormone)
O GH é o hormônio responsável pelo crescimento e estimula a reprodução celular. Além disso, é um hormônio muito importante para o processo de quebra de gordura. Seu pico ocorre durante a noite, então uma pessoa que tem baixa qualidade de sono terá muito mais dificuldade em produzir GH e, consequentemente, mais dificuldade em emagrecer.
✨ T3 e T4
Produzidos pela tireoide, esses hormônios atuam como regulares do organismo, intermediando desde batimentos cardíacos, temperatura corporal, regulação do ciclo menstrual, metabolização dos alimentos e fornecimento de energia para as nossas células trabalharem bem.
Quando desreguladas, essas substâncias tornam o metabolismo mais lento, dificultando muito o emagrecimento.
Bastante coisa né… Mas acho importante que você saiba que não se trata apenas de controlar aquilo que você come e o quanto você faz de exercícios para emagrecer. Existem outros aspectos importantes que precisam ser levados em conta no processo de emagrecimento e é por isso que o entendimento do seu corpo e dos seus sinais e sintomas sempre será fundamental para um emagrecimento definitivo.