
Me diz uma coisa, você costuma jantar tarde?
Se sim, saiba que jantar tarde pode prejudicar sua saúde de várias maneiras…
1- Seu corpo produz menos insulina. Quando você come, seu corpo libera insulina para ajudar a transportar o açúcar do sangue para as células, para ser usado como fonte de energia. Porém, quando jantamos tarde e o nosso corpo já está produzindo melatonina (o hormônio que ajuda a regular o sono), a melatonina pode prejudicar a produção de insulina.
Os estudos ainda não sabem exatamente como a melatonina prejudica a produção de insulina, mas sugerem que ela pode se ligar aos receptores de insulina ou estimular a produção de proteínas que impedem a ação da insulina.
Isso pode levar a níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode aumentar o risco de doenças como diabetes tipo 2, obesidade e doenças cardíacas.
2- Sua produção de melatonina pode ser afetada. Se você come tarde e aumenta muito o seu açúcar no sangue no período noturno, a liberação de insulina pode atrapalhar a produção de melatonina e isso acontece porque a insulina reduz a atividade de uma enzima que possui um impacto direto no processo de conversão da melatonina.
3- Seu corpo produz mais cortisol. Quando você come tarde, seu corpo libera mais cortisol para te manter acordada e digerindo, E isso pode dificultar você de pegar no sono OU de se manter dormindo a noite toda.
O cortisol é um hormônio que ajuda o corpo a lidar com o estresse. No entanto, níveis elevados de cortisol podem causar uma série de problemas de saúde, incluindo ganho de peso, dificuldade para dormir, aumento do risco de doenças cardíacas e acúmulo de gordura da região abdominal.
4- Seu apetite pode aumentar no dia seguinte. O aumento do cortisol também pode aumentar o apetite por alimentos calóricos e ricos em açúcar e gordura. Depois que você dorme mal, já reparou como acorda com muito mais vontade de comer carboidratos (pães, bolos, biscoitos, mel, etc) no café da manhã?
5- Sua temperatura corporal pode mudar e atrapalhar seu sono. Quando comemos, nosso corpo aumenta nossa temperatura corporal e o fluxo sanguíneo para o processo digestivo. Contudo, para termos um sono de qualidade, o padrão natural do nosso corpo é de diminuir a temperatura corporal no período noturno. Ou seja, um aumento de temperatura corporal à noite pode dificultar a nossa capacidade de relaxamento e de ter um sono de qualidade.
6- Problemas digestivos. A nossa produção de enzimas digestivas e de ácido gástrico varia ao longo do dia e, normalmente, está mais baixa no período noturno. Isso significa que o corpo pode ter mais dificuldade de digerir alimentos pesados no jantar.
Ou seja, se comermos à noite uma refeição que normalmente comeríamos durante o dia (e não teríamos nenhum desconforto ou estufamento), o simples fato de comermos essa mesma refeição no período noturno, dependendo de como for a nossa capacidade digestiva no geral, pode nos gerar sintomas gástricos bastante ruins durante grande parte da noite ou até na manhã seguinte, pelo simples fato de não termos a mesma capacidade digestiva no período noturno, comparativamente à que temos durante o dia.
Enfim, eu sei que a nossa vida é corrida e que, para muitas pessoas, o jantar infelizmente é a principal refeição do dia. Contudo, saiba que em termos do funcionamento do seu corpo e da sua capacidade digestiva, o seu corpo sofre muito quando a sua refeição noturna é pesada ou muito próxima à hora de você dormir.
Então minhas 3 dicas práticas são:
1- O planejamento sempre será a chave do sucesso para a sua saúde e o controle do seu peso no longo prazo. Prepare seu jantar com antecedência para perder menos tempo com ele à noite.
2- Sempre que possível, ajuste sua rotina para parar de comer cerca de 3 horas antes de dormir.
3- Se seu trabalho te obriga a comer tarde, opte por alimentos leves e fáceis de digerir, como sopas leves, smoothies proteicos, proteínas brancas e vegetais de baixo carboidrato.
4- No jantar ou próximo à hora de dormir, evite ao máximo comer doces ou alimentos ricos em gordura e sódio.
Um beijo e até a próxima!