
Eu sempre falo bastante sobre doenças crônicas, inflamação e alimentos pró-inflamatórios. E hoje eu quero te contar sobre 5 alimentos potentíssimos para ajudar o seu corpo a destoxificar toxinas e metais pesados do seu organismo.
Primeiramente, quero te contar que o seu corpo possui mecanismos maravilhosos de filtragem e destoxificação e que eles estão permanentemente em ação dentro de você. Contudo, dependendo da quantidade a que você se expõe ou que ingere, essas toxinas podem sobrecarregar seus sistemas de filtragem e acabar sendo devolvidas para a sua corrente sanguínea e ficar recirculando até conseguirem ser excretadas ou, o que mais acontece, serem armazenadas em suas camadas de gordura.
E isso ao longo do tempo vai atrapalhando o bom funcionamento dos seus órgãos e a comunicação entre as suas células e pode ser o início de muitas doenças.
Lá vão alguns sinais de que os seus mecanismos de destoxificação precisam de ajuda:
* Níveis elevados de triglicérides e colesterol
* Gordura no fígado
* Ganho de peso inexplicado ou muita dificuldade para emagrecer
* Problemas digestivos recorrentes
* Problemas na vesícula
* Intolerância a comidas gordurosas ou a álcool (ou seja, uma ressaca muito mais intensa que o normal)
* Náuseas sem causas aparentes
* Níveis de açúcar no sangue desregulados
* Enxaquecas e dores de cabeça recorrentes
* Baixa imunidade
* Aumento de alergias e irritações na pele
* Desequilíbrios hormonais
Mas antes de te falar dos 5 alimentos poderosos para ajudar seu corpo a destoxificar, eu preciso deixar claro que não existe alimento milagroso...
A gente não pode se enganar achando que um "superalimento" ou um "suco detox" vai ser a solução dos nossos problemas se a nossa rotina for extremamente sobrecarregada com:
a) Excesso de toxinas ambientais provenientes de agrotóxicos, metais pesados presentes na água não filtrada corretamente, uso indevido de plásticos para armazenamento de água (para beber) ou de alimentos, cosméticos com metais pesados e produtos de limpeza com substâncias tóxicas na formulação.
b) Excesso de alimentos inflamatórios, como álcool, açúcar, farinhas brancas, gorduras trans, junk food, alimentos ultraprocessados, cheios de aditivos, conservantes e corantes artificiais...
Mas, por outro lado, se você já estiver tentando se equilibrar no consumo desses alimentos e também na sua exposição à toxinas, incluir alimentos que otimizem o trabalho dos seus sistemas de filtragem de toxinas, pode ser uma ótima pedida!!
Então lá vão os 5 principais alimentos que eu separei para você aqui:
Chlorella: uma alga de água doce que têm toneladas de fitonutrientes, aminoácidos, clorofila, beta-caroteno, potássio, biotina, magnésio, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Ela ajuda seu corpo a expulsar metais pesados como chumbo, cádmio, mercúrio e urânio que podem ser provenientes da alimentação, poluição, água contaminada e até produtos de limpeza e cosméticos.
Spirulina: riquíssima em proteínas, aminoácidos, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina E, minerais e compostos fenólicos anti-inflamatorios e antioxidantes. Inclusive, um estudo publicado no Journal of Applied Microbiology, mostrou que a spirulina também é eficaz na remoção de metais pesados do organismo, como chumbo,cádmio e mercúrio.
Gengibre: estimula a digestão, a circulação e a transpiração, que são as três principais vias de desintoxicação natural do corpo! Além disso, o gengibre tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a proteger o organismo contra danos causados por toxinas.
Folhas verde escuras: como espinafre, couve, folha de moringa, alfafa e salsa que, além de riquíssimas em vitaminas e minerais, elas ajudam o funcionamento do nosso fígado e intestinos, que compõem a dupla dinâmica de destoxificação do nosso corpo.
Vegetais da família das brássicas (caso você não tenha excesso de fermentação quando os ingere): como brócolis, couve flor, couve de bruxelas, repolho, rúcula. Além de serem ricos em vitaminas e minerais, eles dão suporte para o nosso corpo produzir o antioxidante glutationa que ajuda na produção de enzimas de limpeza de toxinas carcinogênicas e também protege o nosso grande general de filtragem do corpo, o nosso fígado.
Espero que goste dessa listinha preciosa e pense com carinho sobre esses alimentos desde já!