
Como estou prestes a fazer uma viagem em que terei um voo bem longo, quero compartilhar alguns pontos importantes que podem ajudar a reduzir o desconforto e o excesso de gases durante esse tipo de viagem.
Bom, quando temos um voo longo, além de ficarmos muito tempo sentadas (o que já prejudica nossa digestão), nós ficamos sob uma grande variação de pressão, o que vai nos deixar com a barriga mais inchada naturalmente.
De forma simplificada, quando a pressão atmosférica cai, o ar automaticamente tem mais espaço para expandir dentro do nosso corpo e nós naturalmente produziremos mais gases. Por isso, quanto mais fácil a digestão e menos “fermentativo” for o alimento que comemos, melhor…
Aqui estão as minhas sugestões:
ANTES DO VOO:
1- Evite proteínas mais pesadas como carnes vermelhas, hambúrgueres ou peixes gordos que demandam mais da sua digestão;
2- Da mesma forma, evite alimentos muito gordurosos, como queijos, embutidos, frituras e massas com molhos mais pesados.
3- Evite feijões e vegetais como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, pois esses alimentos contém fibras fermentativas que podem se “manifestar” muito durante o vôo;
4- Opte por refeições leves, como um prato de arroz com um filé de frango ou de peixe (grelhados ou assados), com cenouras e batatas cozidas e uma bela fruta de sobremesa. Esses alimentos vão te trazer saciedade sem pesar na sua digestão.
O QUE COMER DURANTE O VOO?
1- Em primeiro lugar, durante e depois do voo tome MUITA água! Como o ar fica constantemente recirculando, ele fica com uma baixa umidade e isso naturalmente nos deixa muito mais desidratados que o normal. E quanto mais desidratada você estiver, mais lenta será sua recuperação do jet lag.
2- Por esse mesmo motivo, cuidado com as bebidas alcoólicas e a cafeína durante o voo, pois elas podem te desidratar sem que você perceba (piorando mais ainda o seu jet leg...).
3- Da mesma forma que antes do voo, sempre que possível, escolha proteínas mais leves durante a viagem, como peixes brancos, frango e carboidratos de fácil digestão como arroz, cenouras e batata branca.
4- Prefira saladas frescas e evite alimentos fermentativos, como brócolis, couve-flor e molhos à base de leite ou gordurosos.
5- E de snacks, o ideal para não fermentar é você levar um kit pronto de casa com castanhas, sementes e frutas secas ou frescas.
Que tal experimentar essas dicas em sua próxima viagem e observar como o inchaço abdominal, os gases e o jet lag diminuem?
Beijos mil e até a volta!