
Hoje vamos falar sobre a ligação de problemas de pele (como acne, cravos, cistos e envelhecimento precoce) e uma dieta rica em açucares ou carboidratos refinados.
Antes de mais nada, quero pontuar aqui que problemas de pele podem acontecer por diversos fatores bem distintos como: genética, dieta desequilibrada, excesso de toxinas no corpo e dificuldade de detoxificação, desequilíbrios hormonais (tanto durante a adolescência quanto durante a idade adulta) e causas mais tópicas como inflamação de poros entupidos.
Contudo, atualmente existem estudos que ligam o consumo frequente de alimentos com alto índice glicêmico (cujo açúcar é absorvido rapidamente pela corrente sanguínea) a desequilíbrios hormonais, aumento nos índices inflamatórios gerais e envelhecimento precoce da pele.
E isso acontece porque picos frequentes de insulina no organismo são inflamatórios, podem estimular uma maior produção de sebo na pele e reduzir a capacidade de regeneração celular.
Lá vão alguns alimentos que muitas vezes não são associados diretamente com a acne mas que deveriam estar no topo da lista de atenção quando pensamos em tratar uma condição de pele mais crônica:
Bebidas açucaradas, refrigerantes, iogurtes adoçados, doces, bolachas, bolos, pães...
O fato é que muitas pessoas na hora do desespero buscam tratamentos médicos e dermatológicos às vezes agressivos, sem antes nem tentar buscar uma solução mais natural, como uma dieta mais equilibrada.
Claro que existem casos mais crônicos ligados à questões hormonais pré existentes como ovário policístico, por exemplo, em que outros fatores importantes também precisam ser analisados. Contudo, mesmo nos casos mais crônicos como a SOP, você pode ter certeza que uma dieta com um índice glicêmico mais equilibrado irá ajudar muito!
Mas a pergunta é: o que pode me ajudar de forma mais prática a melhorar a minha pele desde já?
1- Reduzir a quantidade de alimentos açucarados e de carboidratos refinados de sua dieta. Tenha em mente que esses alimentos são inflamatórios para o seu corpo e terão um impacto direto na saúde da sua pele;
2- Aumentar a sua ingestão diária de água para ajudar os seus processos de detoxificação;
3- Caprichar nos alimentos que ajudam a regular o açúcar no sangue e diminuir a inflamação da pele (cereais integrais e fontes de ômega-3):
- Salmão, Sardinha;
- Sementes de linhaça, abóbora, chia;
- Grãos integrais: arroz integral, quinoa, aveia;
- Folhas verde-escuras;
4- Incluir alimentos ricos em zinco que ajudam a diminuir a oleosidade na pele e ajudam na cicatrização, evitando as manchas deixadas pelas espinhas:
- Ostras e frutos do mar
- Carnes de pasto
- Sementes de abóbora
- Amêndoas
- Castanha do Pará
- Feijões e lentilhas
Enfim, fica aqui a dica para você sempre olhar com mais carinho para a sua dieta (e especialmente a sua quantidade de açúcar e carboidratos refinados ingeridos) tanto se você estiver lidando com um problema mais crônico de acne ou se quiser evitar um envelhecimento precoce de pele... Sim! Mesmo para quem não sofre de acne, o excesso de açúcar acelera o processo de envelhecimento cutâneo!
Ou seja, independentemente da causa específica de seu problema de pele, uma dieta com um índice glicêmico mais equilibrado sempre será uma peça chave para o tratamento e prevenção!
E tenha certeza que no longo prazo vai valer muito mais a pena o investimento na sua alimentação do que em tratamentos caríssimos de pele!