Porque o consumo de açúcar e carboidratos refinados aumentam os seus sintomas hormonais...

Hoje eu quero contar para vocês porque o açúcar e os carboidratos refinados aumentam os nossos sintomas hormonais (tanto na TPM quanto na perimenopausa e menopausa).

 


Isso acontece porque os carboidratos simples (como doces, sucos de frutas, refrigerantes, álcool e farinhas refinadas) são rapidamente convertidos em glicose no sangue, acionando o pâncreas a liberar INSULINA para normalizar o nível de açúcar na corrente sanguínea. 

 


O problema é que a insulina em excesso pode bloquear os receptores de estrogênio, dificultando a entrada do estrogênio nas células. Portanto, você pode acabar com níveis desregulados de estrogênio, o que pode contribuir para as mudanças de humor, suores noturnos e ondas de calor, por exemplo. 

 


Por esse motivo, é essencial reduzir o consumo de carboidratos de rápida absorção no sangue e incluir alimentos que ajudem a manter o equilíbrio do açúcar no sangue como:

 

  • Aveia: rica em fibras solúveis que ajudam a retardar a absorção de açúcar e melhorar a sensibilidade à insulina.
  • Leguminosas: Feijões, lentilhas e grão-de-bico são ricos em fibras e proteínas, o que ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
  • Grãos Integrais: Arroz integral, quinoa e outros grãos integrais têm um índice glicêmico mais baixo, o que significa que não causam picos repentinos nos níveis de açúcar.
  • Vegetais de Baixo Amido: Vegetais como brócolis, couve-flor, espinafre e abobrinha são ricos em nutrientes e têm pouco impacto nos níveis de açúcar.
  • Canela: ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina e à manter a estabilidade do açúcar no sangue.
  • Maçãs: A fibra presente nas maçãs ajuda a retardar a absorção de açúcar.
  • Nozes e Sementes: amêndoas, nozes, sementes de chia e sementes de abóbora são ricos em fibras e gorduras saudáveis, que podem ajudar a estabilizar o açúcar no sangue.
  • Vinagre de Maçã: alguns estudos sugerem que o vinagre de maçã pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar após as refeições.
  • Peixes Gordurosos: Salmão, sardinha e atum são ricos em ácidos graxos ômega-3, que podem ajudar a reduzir a resistência à insulina.
  • Abacate: A gordura saudável presente no abacate ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e aumentar a saciedade.

 

Então para quem já estava focada em reduzir o consumo de açúcar e de carboidratos refinados no dia-a-dia, nesse post eu quis te ajudar com mais um bom motivo, focando agora em seu equilíbrio hormonal ;-).