
Hoje eu quero conversar com você sobre destoxificação.
O primeiro ponto importante é que, conforme envelhecemos, um dos principais impactos que temos na nossa saúde, é a diminuição da nossa capacidade de destoxificação.
Ou seja, nosso fígado passa a não ser tão eficiente quanto antigamente.
E isso acontece naturalmente em função da nossa ingestão ao longo do tempo de álcool, medicamentos, agrotóxicos, excesso de açúcar e de alimentos ultraprocessados, contaminantes ambientais, poluição, metais pesados em cosméticos, entre outros.
Além disso, a queda nos níveis de estrogênio que acontece nas fases de perimenopausa e menopausa também impacta muito a eficiência do fígado em seus processos de filtragem.
Por esse motivo, nessa fase é importantíssimo que a mulher diminua a sobrecarga do fígado o máximo possível. Mas o que mais sobrecarrega o nosso fígado?
- Álcool;
- Açúcar, farinhas refinadas e gorduras trans;
- Alimentos ultra processados, ricos em corantes, conservantes, acidulantes;
- Excesso de medicamentos;
- Agrotóxicos;
- Excesso de cafeína;
Ou seja, antes de achar que o suco verde será a solução dos seus problemas, pense em diminuir ao máximo os itens que mais estão sobrecarregando o seu fígado e atrapalhando o seu trabalho.
Mas fora isso, separei algumas dicas que podem ajudar muito os processos de destoxificação e de eliminação do seu corpo. Lá vão elas:
1- Reduza o consumo de alimentos de origem animal e explore mais as proteínas vegetais, como feijões, quinoa, lentilhas, grão de bico, tofu e tempeh;
2- Inclua folhas verde-escuras ou algum vegetal crucífero todos os dias em suas refeições, pois eles possuem substâncias que ajudam os processos de filtragem do fígado. Exemplos: brócolis, couve-flor, couve, aspargos, repolho, rúcula, couve-de-bruxelas;
3- Sempre que consumir alimentos industrializados, leia os rótulos para evitar corantes, aromatizantes e conservantes artificiais, principalmentes os que possuem "letras seguidas de números," pois em sua maioria são derivados de petróleo;
4- Prefira alimentos orgânicos, sempre que possível;
5- Evite ao máximo o uso de medicamentos sem necessidade, principalmente anti-inflamatórios! Você não imagina a sobrecarga deles para seu fígado...
6- Reduza ao máximo seu consumo de álcool e, caso beba, deixe-o apenas para ocasiões especiais;