
Você sabia que a CASCA de muitos alimentos são riquíssimas em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais que geralmente são desperdiçados?
Antes de mais nada, quero deixar claro que, entre escolher ingerir as vitaminas e minerais das cascas ou ingerir agrotóxicos, particularmente eu prefiro focar a minha ingestão das cascas apenas de alimentos orgânicos.
Isso porque, infelizmente, ainda não temos uma forma de higienização que elimine 100% dos agrotóxicos dos alimentos. De qualquer forma, gostaria de passar 2 formas de higienização para o seu dia-a-dia:
1- Hipoclorito de sódio.
Método mais indicado para vegetais não-orgânicos.
Lave bem os alimentos em água corrente e depois os mergulhe em um recipiente com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água.
Após 15 minutos, enxágue bem os vegetais.
2- Bicarbonato de sódio.
É uma opção natural para desinfetar e higienizar frutas e vegetais que estejam muito sujos, mas essa opção não atua fortemente nos pesticidas.
Adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água morna e depois esfregue com as mãos sobre os alimentos.
Neste mesmo caso, o uso de vinagre puro para esfregar os alimentos antes de lavá-los também funciona, mas não atua fortemente na redução de pesticidas.
Dica: separe em sua cozinha uma bucha específica somente para lavar os seus vegetais e suas frutas. Garanta que essa bucha não entre em contato com detergentes para não contaminar seus alimentos.
Contudo, se estivermos falando de alimentos orgânicos OU daqueles em que você conhece a forma de cultivo, vale muito a pena aprender um pouco mais sobre a riqueza das CASCAS.
Então, olha só:
RAÍZES e TUBÉRCULOS: as cascas da beterraba, batata doce, batata inglesa, rabanete e gengibre são ricas em vitamina C, riboflavina, ferro e zinco.
CENOURA: quando você come a cenoura com casca, você aumenta a sua ingestão de betacaroteno, um antioxidante poderoso que combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e atuando como proteção para a visão.
MAÇĀ, PERA, AMEIXA E PÊSSEGO: possuem fibras insolúveis que são importantíssimas para o nosso equilíbrio intestinal, além de serem fontes de importantes antioxidantes.
KIWI: a casca tem três vezes mais antioxidantes que a polpa!
LIMÃO: Riquíssima em compostos bioativos, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, a casca do limão possui propriedades que ajudam a digestão, a imunidade, o controle da pressão arterial, a prevenção do câncer, a saúde óssea e a velocidade de absorção do açúcar no sangue!
ABACAXI: a casca tem 3 vezes mais fibras e duas vezes mais vitamina C que a polpa. O ideal é bater em sucos ou fazer um chá que, além de ser fonte de vitamina C, possui bromelina, que é uma enzima potente no auxilia da digestão de proteínas.
ABÓBORA: cozinhar ou assar a abóbora com casca (para amolecê-la) e depois comê-la, é uma ótima opção para reforçar a sua ingestão de betacaroteno, um antioxidante poderoso contra as doenças do coração e câncer.
MELANCIA: a parte branca da melancia é riquíssima em vitaminas, zinco, magnésio e licopeno.
BANANA: a casca da banana é rica em fibras, luteína (antioxidante), triptofano, potássio, cálcio e ferro. O ideal é consumir em bolos, farofas ou ferver e fazer uma bebida para ser tomada como chá.