Vamos falar sobre alimentos que não podem faltar na PERIMENOPAUSA!

Primeiramente gostaria de dizer que esse período geralmente começa após os 45 anos, mas que, dependendo da genética, estilo de vida, carências vitamínicas ou nutricionais, ele pode começar até 12 ANOS ANTES da chegada específica da MENOPAUSA!

 


O fato é que, com a redução natural de hormônios sexuais femininos que acontece nessa fase, principalmente de estrogênio, progesterona e testosterona, nós começamos a sentir alguns sintomas bastante característicos, como:

 


- Mudança no padrão dos ciclos menstruais;

- Irritação e dificuldade de relaxar;

- Dificuldades relacionadas ao sono;

- Memória fraca e maior dificuldade de concentração;

- Pele mais seca;

- Baixa na libido;

- Calores noturnos;

 


Quero destacar que existem muitas estratégias naturais que podem ser feitas para amenizar esses sintomas mas, entre elas, nos utilizarmos de alguns alimentos específicos com mais frequência em nossa rotina, também pode ajudar muito!

 


Lá vão alguns deles:

 


 1- A ingestão de derivados da soja como tofu, tempeh e edamame (sempre orgânicos, preferencialmente) e de sementes de linhaça, pode ser muito benéfica, pois auxilia a modulação hormonal natural do hormônio estrogênio.

 


 2- O consumo de alimentos ricos em cálcio também é muito importante, já que o risco de desenvolver doenças ósseas como a osteoporose, aumenta muito com a queda do estrogênio. Alguns alimentos que contém bastante cálcio são: folhas verdes escuras, brócolis, grãos, amêndoas, tofu e sementes de linhaça e gergelim.

 


 3- Além disso, o nível de vitamina D deve estar realmente adequado, pois ela auxilia na absorção e fixação do cálcio nos ossos. De acordo com a medicina funcional, os níveis realmente desejados giram em torna de 50 a 60 ng/mL. Fora isso, tomar sol pela manhã ou no final da tarde durante 20 minutos é a melhor maneira de recarregar as doses dessa vitamina em nosso corpo.

 


 4- Outra substância muito importante nessa fase é o ômega 3. Ele pode ajudar a reduzir os índices inflamatórios gerais, ajuda na diminuição e controle do colesterol, do açúcar no sangue e até dos calorões ao longo do tempo. 

Você consegue encontrar Omega 3 em peixes gordos selvagens como salmão, sardinha e cavalinha, nas sementes de chia e de linhaça, nas nozes e no azeite.