Você sabia que alguns alimentos podem ajudar a reduzir os sintomas de menopausa?

Esse é um assunto bastante complexo mas, para simplificar, queria que soubesse que alguns alimentos podem ajudar nossos processos metabólicos, melhorando nossa digestão, absorção de nutrientes, neutralização dos radicais livres (que nos envelhecem antes do tempo quando estão em excesso) e também nos ajudando com uma modulação hormonal natural, desde a Pré até a Pós-Menopausa.

 

Então lá vão alguns desses alimentos:

 

  • Peixes: São ricos em proteína, vitamina D e ômega 3, três ótimos nutrientes para agir no corpo das mulheres em menopausa. Existem estudos que comprovam que quanto maior o consumo de peixes gordos  (selvagens) dentro de uma dieta equilibrada, menores as chances de sentir os efeitos da Menopausa, podendo se retardar em até três anos o início dos sintomas.

 

  • Chocolate Amargo: O cacau é um alimento rico em polifenóis, um composto que demonstrou ser capaz de reduzir o estresse. Também contém magnésio, que é um mineral que nos ajuda a relaxar. Lembrando que, para se beneficiar do chocolate, você sempre deve optar por um chocolate acima de 70% e com o mínimo de açúcar possível.

 

  • Mirtilo (blueberries): Assim como o cacau, essas frutinhas são ricas em antioxidantes e polifenóis, substâncias que, além de combaterem os radicais livres que nos envelhecem por dentro e por fora, podem ajudar a controlar o estresse e a ansiedade tão comuns na menopausa.

 

  •  Frutas cítricas ricas em vitamina C: Além da vitamina C ser um potente antioxidante para combatermos os radicais livres e fortalecermos a nossa imunidade, ela é essencial para a absorção do colágeno, o que é importantíssimo para mantermos a firmeza da pele, que naturalmente diminui nessa fase em função da queda do estrogênio.

 

  • Linhaça Dourada: além de rica em fibras insolúveis, vitamina E, magnésio e ômega 3 (anti-inflamatório), a linhaça possui lignanas, que são fitoestrogênios naturais que podem ajudar na modulação hormonal da mulher, beneficiando tanto mulheres que possuem excesso de estrogênio (predominância estrogênica) quanto falta de estrogênio (perimenopausa e menopausa).

 

  • Água: Isso mesmo, beber quantidades adequadas de água vai aumentar a sua clareza mental, sua concentração, previne dores de cabeça e ajuda na remoção de toxinas e resíduos celulares que acumulam-se no sangue e podem chegar no cérebro.

 

‌Além disso, é essencial que você siga essas dicas:

  • Aumente o consumo e as variedades de frutas, verduras e leguminosas;
  • Diminua o consumo de alimentos ultra processados;
  • Mantenha seu corpo bem hidratado com água sempre;
  • Atente-se na escolha dos alimentos e na forma de preparo da comida para preservar mais os alimentos;
  • Habitue-se a mastigar bem os alimentos.

 

Enfim, caso você já esteja na menopausa ou apenas queira se preparar para enfrentá-la de forma mais tranquila, pode ter certeza que incluir esses alimentos e esses hábitos em sua rotina, poderá te ajudar muito!

 

Um grande beijo e até a próxima!