Só um docinho, faz mal?

Hoje eu quero falar sobre algo que ronda os nossos dias, COMER DOCE, quando pode, e, pode? 

 

Mas eu não vou falar se você pode ou não comer doces, o que eu quero te perguntar é:

 

1. PORQUE TEMOS TANTA VONTADE DE COMER DOCE…
2. E COMO PODEMOS DIMINUIR ISSO COM UMA AÇĀO SIMPLES NO NOSSO DIA…

 

Primeiramente quero deixar claro que existem diversas causas para uma vontade exagerada de doces e elas podem ser decorrentes de desequilíbrios hormonais, desregulação da nossa resposta insulínica, disbiose intestinal com maior presença de fungos, entre outros aspectos.

 

Mas hoje eu gostaria de levantar um outro tipo de questionamento. Um questionamento ligado ao tipo de MENSAGEM que você está dando ao seu cérebro com frequência.

 

Em resumo, o nosso cérebro recebe inúmeros “INPUTs” que fazem o nosso organismo se adaptar, dependendo das informações que ele recebe. 

 

E digamos que você coma muito carboidrato todos os dias. E todo esse carboidrato vira açúcar dentro do seu organismo e faz com que você produza cada vez mais insulina, que é despejada de forma muito rápida na sua corrente sanguínea.

 

De forma bem simplificada, a mensagem que você estará dando diariamente para seu cérebro é: "Eu tenho fartura de carboidrato no mundo, então, esse tipo de energia é garantida para eu sobreviver…”

 

Logo, se o seu corpo entende isso, ele vai "PEDIR UM DOCINHO" pra você durante o dia todo, porque ele entende que essa é a fonte de energia que mais existe em abundância. 

 

Mas… E agora?

 

Você lembra que eu te falei que você pode DIMINUIR A SUA VONTADE DE COMER DOCEcom 1 ação simples? Então vamos a ela:

 

Quando você dorme, o seu corpo (e também o seu cérebro) passa por um período de repouso e desintoxicação, isso quer dizer que a primeira "mensagem" que ele recebe no início do dia é muito importante! 

 

Então se logo de manhã você já "comunicar" para o seu corpo que carboidrato “é o alimento que mais existe em abundância," logo, para garantir a sua “sobrevivência,” seu cérebro te pedirá mais e mais carboidratos ou docinhos ao longo do dia!

 

E ISSO PODE AUMENTAR MUITO A SUA VONTADE DE COMER DOCE O DIA TODO…

 

Então a dica importante é: comece o seu dia com uma quantidade maior de PROTEÍNAS e GORDURAS BOAS e sem carboidratos refinados, porque desta forma o seu corpo entenderá que existem outras fontes de energia, e não ficará te “pedindo" tantos doces no resto do dia.

 

Parece simples demais para ser verdade mas você não imagina o impacto que essa pequena mudança de hábito pode gerar na sua vontade de doces e no seu emocional no longo prazo.

 

Um grande beijo,

 

Carla