Vamos falar sobre endometriose e alimentação?

Hoje eu quero conversar a respeito de endometriose.

 

A endometriose é uma síndrome inflamatória que ocorre quando o endométrio, o tecido que reveste internamente o útero, cresce em outros lugares do abdômen, como trompas, bexiga e até nos intestinos.

 


O problema é que esse tecido (fora da cavidade uterina) responde de forma semelhante ao tecido uterino e cresce, engrossa e descama da mesma forma.

 


E isso que gera um quadro inflamatório seguido de cólicas muito doloridas, sangramentos intensos, alterações intestinais e do canal urinário, fadiga e em alguns casos, infertilidade.

 


As causas da endometriose não são totalmente claras e provavelmente possuem uma origem multifatorial. Uma falha do sistema imunológico e altas cargas de stress podem ser algumas delas.

 


A endometriose é uma doença INFLAMATÓRIA e hoje já se sabe o quanto a nossa alimentação tem um impacto importante sobre os padrões de respostas inflamatórias do corpo. Então, se você sofre de endometriose, é possível melhorar muito a sua qualidade de vida com uma dieta mais rica e funcional. 


Nesse sentido, lá vão algumas informações que podem ajudar bastante:

 

  • Consuma mais alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, como: açafrão, aveia, linhaça, azeite de oliva, brócolis, gengibre, alho;

 

  • Consuma fontes de Omega 3, como salmão, sardinha, cavalinha, sementes de chia e converse com seu médico sobre a possibilidade de uma suplementação, pois o efeito anti-inflamatório do Omega 3 pode ser extremamente benéfico para quadros de endometriose. 

 

  • Não deixe faltar alimentos ricos em vitamina C e vitaminas do complexo B, pois elas auxiliam na produção hormonal e ajudam a controlar o excesso de estrogênio. Boas fontes: frutas cítricas, sementes de girassol, feijões, ervilhas, lentilhas, ovos e peixes.

 

E claro, evite consumir alimentos que aumentem a inflamação do organismo, como:

❌ Alimentos ultraprocessados (principalmente embutidos, alimentos ricos em corantes, conservantes);

❌ Açúcar, bebidas açucaradas e adoçantes artificiais;

❌ Glúten e Farinhas brancas refinadas;

❌ Álcool;

❌ Excesso de carnes vermelhas e gordura saturada;

❌ Excesso de café;

❌ Frituras;

❌ Laticínios;

 

Atenção: os laticínios podem ser especialmente prejudiciais para mulheres com endometriose pois eles podem aumentar a quantidade de estrogênio circulante e irritar as paredes intestinais, o que pode piorar as lesões endometriais tanto no intestino quanto na cavidade pélvica como um todo.

 


Caso você perceba alguns sintomas que possam ser da endometriose, não deixe de consultar um ginecologista! 

 


Quanto antes a doença for diagnosticada, mais ações podem ser tomadas para que você tenha uma qualidade de vida melhor!