
Hoje eu quero te perguntar se você já ouviu falar em alimentos da juventude ou alimentos que retardam o envelhecimento.
Eu gosto de chamar os alimentos da juventude como sendo aqueles alimentos ricos em substancias que diminuem a velocidade do nosso envelhecimento natural.
Essas substancias são chamadas antioxidantes e, de forma simples, os antioxidantes literalmente protegem as nossas células e o nosso material genético da oxidação.
A oxidação é um processo natural que ocorre dentro da gente o tempo todo, ela faz parte do processo de transformação dos nutrientes daquilo que a gente come em energia para as nossas células.
Ou seja, o tempo todo nosso corpo faz reações metabólicas que constantemente produzem radicais livres.
Mas o que eu quero te contar é que os radicais livres em si não são ruins, eles são produzidos naturalmente pelo nosso corpo e são até necessários para estimular o nosso sistema imunológico a funcionar bem.
O problema todo é quando existe um excesso de radicais livres no nosso corpo produzidos por fatores externos, como o fumo, o excesso de álcool, uma alimentação inflamatória, o sedentarismo, a poluição, o excesso de radiação solar, o stress e também o uso de remédios.
E é exatamente para esses casos que, um reforço nos antioxidantes através da nossa alimentação é essencial.
Em termos gerais, uma dica rápida seria para você pensar que praticamente todas as frutas, verduras, legumes e sementes possuem uma boa dose de antioxidantes.
Mas, em termos mais específicos, eu quero te dar uma lista dos antioxidantes que são maravilhosos para a prevenção de doenças do cérebro, das doenças do coração, do câncer, da diabetes e até da obesidade:
Frutas e vegetais com cores vibrantes:
São as maiores fontes de polifenóis que existem! Entre as que mais se destacam estão: blueberries (mirtilo), blackberries (amora), morangos, cerejas, uvas escuras, maças, ameixas, cebola-roxa, espinafre, alcachofra, aspargos, cenouras, chicória.
A dica aqui é que quanto mais escuras as frutas ou as folhas, maior a concentração de antioxidantes!
Chá verde:
É riquíssimo em flavonoides e catequinas, possui efeito detoxificante, ajuda na filtragem das toxinas e na metabolização do açúcar no sangue. Auxilia, inclusive, em quadros de obesidade.
Chocolate Amargo (acima de 70%):
Um chocolate amargo de boa qualidade possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e auxilia na redução de cortisol e outros hormônios do stress, quando consumido em pequenas quantidades regularmente.
Apenas não se esqueça que o açúcar, além de inflamatório, é inimigo das bactérias boas do seu intestino… Então se voce escolher um chocolate que não seja amargo ou que tenha muito açúcar e/ou gorduras inflamatórias, o efeito será totalmente oposto tanto em termos de envelhecimento quanto para a saúde da sua flora intestinal.
Temperos:
Entre os temperos com maior concentração de polifenóis está o AÇAFRÃO, que além de anti-inflamatório e antioxidante, tem uma ação neuro protetora maravilhosa contra doenças do cérebro, como Alzheimer, Parkinson e demencia, por exemplo.
Mas fora ele, seguem outros temperos riquíssimos em antioxidantes naturais. Lá vão alguns: orégano seco, alecrim, gengibre, hortelã, tomilho, sálvia, manjericão, alecrim, salsão desidratado, cravo e anis estrelado.
Espero que goste dessa “listinha de alimentos da saúde e juventude” pra incorporar no seu dia a dia e te deixar cada dia mais linda e saudável!!
Beijos no coração e, se tiver qualquer dúvida, fique a vontade para me escrever.
Beijos!