Será que seus cosméticos estão mexendo com seus hormônios?

Hoje eu quero te perguntar se você sabe quais são as substâncias tóxicas mais comuns que estão presentes nos cosméticos e que podem, literalmente deixarem nosso corpo intoxicado e também fazerem uma bagunça generalizada nos nossos hormônios.

 

Aliás, você sabia que a nossa pele também é um órgão do nosso corpo e que, tudo aquilo que passamos nela será absorvido e passará para a nossa corrente sanguínea?

 

E dependendo da substância, além de desequilibrar nossos hormônios, elas também podem:

  • Ser neurotoxinas;
  • Reduzir a fertilidade (tanto da mulher quanto do homem!);
  • Aumentar a incidência de cânceres;
  • Interferir com o funcionamento da tireóide;
  • Aumentar as chances de defeitos de nascença;
  • Causar reações alérgicas importantes, entre outros.

 

A primeira coisa que eu quero te falar aqui é que, já que não conseguimos evitar completamente a nossa exposição à algumas toxinas, como as presentes no ar que respiramos por exemplo, existem outras que dependem apenas de nossas escolhas do dia a dia.

 

E sem radicalismo mas com consciência, se soubermos O QUE evitar e QUAIS opções mais saudáveis podemos buscar, a nossa saúde e o nosso equilíbrio hormonal irão nos agradecer bastante no futuro.

 

Mas antes de te falar sobre os principais ingredientes que você deve evitar nos seus cosméticos, quero te lembrar que o conceito de toxicidade sempre será relativo à sua quantidade. Por exemplo, iodo é essencial para o bom funcionamento da nossa tireóide mas iodo em excesso pode ser extremamente tóxico.

 

Por outro lado, uma substância sintética que é considerada tóxica de forma geral, pode ser liberada para ser incluída em cosméticos por exemplo, desde que se encontre em concentrações mais baixas que os limites estabelecidos pelos órgãos reguladores.

 

O problema todo no meu ponto de vista é que, se pensarmos em produtos que usamos quase todos os dias e em maior quantidade, como shampoos, hidratantes, maquiagens e filtros solares, por exemplo, o nosso contato com essas substâncias potencialmente tóxicas pode ser muito grande e, no caso de substâncias que possuem um efeito cumulativo, a situação se agrava mais ainda ao longo do tempo.

 

Então lá vão alguns dos contaminantes mais comuns que estão mais presentes nos nossos cosméticos e que vale a pena entendermos o porque são perigosos:

 

1- Parabenos: conservantes usados em shampoos, condicionadores, maquiagens, bronzeadores, sabonetes, entre outros. É considerado um xenoestrogênios que podem estar ligados a uma maior incidência do câncer de mama, predominância estrogênica, baixa libido, depressão, ansiedade, retenção de líquidos e falta de concentração.

 

2. Ftalatos: são encontrados nas fragrâncias artificiais, esmaltes e sprays de cabelo. Eles já foram relacionados à redução da fertilidade masculina, na maior incidência de defeitos congênitos e no hipertireoidismo.

 

3- Petrolatos: são muito comuns em produtos para o cabelo, protetores labiais, batons e produtos para a pele. São derivados de petróleo que também já foram relacionados à maior incidência de cânceres.

 

4- Sulfatos. O sulfato é um ingrediente que ajuda a formar a espuma e que está muito presente em xampus e sabonetes líquidos. Eles ressecam a pele, podem causar alergias e dermatites e sobrecarregam o fígado, que inclusive é o nosso principal órgão de filtragem de toxinas do corpo.

 

5- Dioxinas. As dioxinas são um subproduto de processos de branqueamento e desodorização usados em produtos de higiene pessoal. A exposição exagerada às dioxinas pode causar infertilidade, distúrbios do sistema nervoso e nos níveis de hormônios da tireóide, lesões cutâneas e câncer. 

 

6- Triclosan. O triclosan possui uma estrutura semelhante ao Bisfenol A e também atua como um xenoestrogênio. Ele é muito encontrado em sabonetes, desinfetantes para as mãos, pasta de de dentes e desodorantes. Além de mexer com o nosso equilíbrio do hormônio estrogênio, ele também interfere com o metabolismo da tireoide e na produção de testosterona. 

 

7- Chumbo: usado como fixador de pigmentação em cosméticos ou como corante em tintas de cabelo e batom. Infelizmente, o chumbo é uma Neurotoxina, considerada cancerígena e cumulativa no corpo, podendo até causar um estado importante de intoxicação.

 

8- Fragrâncias artificiais. Você sabia que cerca de 95% das fragrâncias artificiais são derivados do petróleo Geralmente contêm ftalatos e vários outros produtos químicos prejudiciais à saúde, como os benzenos. E a alta exposição a essas substâncias já foram ligadas ao aumento da incidência de câncer, defeitos de nascença, distúrbios do sistema nervoso e alergias.

 

E se você quiser saber mais sobre essas substâncias e como pode pesquisar opções menos tóxicas para a sua próxima compra, dá uma olhadinha no video explicativo que eu fiz para o meu canal no Youtube.

 

Um grande beijo,

Carla