
Quem nunca ouviu a frase “Gentileza gera gentileza” ou então a mais clássica “Tudo o que vai volta”...
E hoje eu quero falar um pouquinho mais sobre isso, sobre os ciclos da nossa vida e sobre como funciona na prática o efeito das nossas ações e escolhas…
Num mundo cada vez mais digital, conectado 24h por dia em mídias sociais, notícias "real time" do mundo todo, corrupção na política, violência, pandemia… não é nada difícil entrar em um ciclo vicioso (e inconsciente) de stress, ansiedade e apreensão, o que, infelizmente, tem um grande potencial de nos fazer perder o hábito de praticar a empatia, sem percebermos.
O fato é que, se não filtrarmos a quantidade e a qualidade das informações que buscamos diariamente, corremos um risco muito grande de sermos bombardeados apenas por más notícias, caos e sofrimento, o que, em última instância, poderá ter um efeito extremamente negativo em nosso corpo, em nossa mente, em nossa imunidade e em nossa liberação de hormônios do stress.
Mas por outro lado, estudos têm mostrado que a gentileza e generosidade não são apenas bons para o nosso emocional. Além de fazerem bem para a nossa mente e para o nosso corpo, eles também são contagiosos e se espalham sozinhos.
Ou seja, quanto mais gentileza recebemos, mais gentileza estaremos dispostos a oferecer ao outro, gerando assim, um ciclo vicioso do bem...
A gentileza é uma forma de fazer o bem, a nós, ao próximo e também ao mundo!
“Mas ok, Carla, me ajuda a exercitar tudo isso?”
Separei aqui algumas atitudes super simples e que parecem até bobas mas que podem ser extremamente poderosas!
???? Sorria: Sorria o máximo possível, várias vezes por dia. E não apenas para as pessoas que você gosta e conhece! Que tal sorrir pra você mesma? Isso mesmo, todos os dias, enquanto você está em frente ao espelho, sorria e explore mais a sua própria expressão com um sorriso no rosto. Se envolva em coisas que te fazem rir, em atividades divertidas, sorria de forma sincera. Quando você está fora de casa, comunique-se positivamente com outras pessoas, mostre-se feliz e sorria. Teste esta experiência também na presença de crianças. Se você sorrir para elas, elas quase sempre sorriem de volta.
???? Doar: Já pensou a quantidade de coisas que temos e não utilizamos? Este isolamento me fez perceber a quantidade de roupas e acessórios que tenho e não uso. E aposto que você também! Roupas, coisas de cozinha, eletrodomésticos, brinquedos, doe tudo o que puder! Desapegue-se e abra espaço para o novo! E se conseguir fazer disso um hábito, melhor ainda!
???? Receber: Não se sinta mal em pedir ajuda. O orgulho não traz benefício algum a sua vida. Quando alguém lhe oferece ajuda ou apoio durante um período de dificuldade, é uma forma de oferecer apoio e empatia à você - portanto, aceite. A ajuda é uma via de mão dupla: boa para quem recebe e também boa para quem oferece!
???? Converse: Faça bom uso de suas palavras, converse abertamente sobre suas opiniões, sentimentos e por que não, sobre seus sonhos? Tem uma frase que gosto muito de citar que é “A felicidade só é real quando compartilhada”. Portanto, compartilhe boas experiências, boas vivências e histórias. Comece gerando um ciclo positivo compartilhando coisas que te fazem felizes, muitas vezes você pode estar inspirando outra pessoa sem saber!
???? Escute: Além de falar sobre as suas experiências, saiba também escutar o próximo. Às vezes, o silêncio também vale ouro e tudo que o outro precisa é ser escutado. Ouvir também nos ensina a ler nas entrelinhas. Quando ouvimos alguém de forma honesta, nós não apenas ouvimos as suas palavras como também lemos sua linguagem corporal e suas expressões. Aprendemos a entender o que é impossível de ser dito e qual mensagem realmente está sendo passada.
???? Cuide: Muitas vezes ficamos tão preocupados somente conosco que acabamos não percebendo que a pessoa ao nosso lado pode estar necessitando de apoio. No entanto, devemos ter consciência de que cuidar do outro, é também, cuidar de nós mesmos. Com a prática, o ato de gentileza se torna um hábito e nós ficamos mais fortes no processo; ela nos ensina a discernir quando é apropriado ser altruísta e quando é necessário ser egoísta.
Enfim, de forma geral, a vida é cíclica. Tendemos sempre a replicar para o próximo a forma como somos tratados diariamente em nosso dia a dia. E, se pensarmos que o primeiro passo sempre está a nosso alcance (já que não temos poder sobre as ações do próximo), comece você mesma a doar ao Universo o que você gostaria de receber!
Mesmo se você não teve a sorte de encontrar alguém gentil em seu caminho, permita-se quebrar o ciclo antigo e recomeçar um novo ciclo cheio de respeito e simpatia. Comece por você, comece hoje.
Um grande beijo e fique com Deus.