Aprender a dizer "não" sem culpa é fundamental para o seu bem-estar!

Hoje eu quero começar esse texto te fazendo uma pergunta: você sabe dizer "não"? Responda sinceramente, mesmo que precise pensar por um tempinho. Saber dizer não é uma tarefa um tanto quanto complicada, eu sei... mas totalmente necessária.

 

Quantas vezes, por dificuldade de dizer "não" acabamos nos sentindo sobrecarregados e fazendo muito mais do que está ao nosso alcance simplesmente para não decepcionar outras pessoas? Pois eu tenho um alerta a te fazer: você está fazendo mal a si mesmo!

 

 O grande problema é que dizer "sim" pra tudo e pra todos pode estar te deixando em um estado de frustração e irritação inconscientes, sem que você se dê conta. E o pior… dizer "sim" para tudo nem sempre significa que você é uma ótima pessoa ou que está sempre disposta a ajudar...

 

 Quando esse tipo de comportamento é exagerado, no fundo ele pode estar refletindo um estado mais profundo de insegurança, de carência ou até de uma necessidade por controlar as coisas, sabe aquelas pessoas que parecem ter medo de se "sentir por fora?"

 

 Mas o fato é que aprender a dizer "não" faz parte da sua evolução e amadurecimento emocional. Portanto, é um processo pessoal seu. Que pode ser doloroso, difícil, mas é extremamente necessário. E pensando nisso, que tal se priorizar e colocar algumas ações em prática já?

 

  • Estabeleça prioridades em sua agenda: eu sei bem o quanto pensar no próximo (e principalmente em nossa família, filhos) e ter espírito de empatia é importante, mas lembre-se que você nunca dará o SEU MELHOR para os outros se você estiver se sentindo infeliz, sobrecarregada ou frustrada por não estar cuidando de si mesma. Pense que quanto mais você priorizar o SEU bem estar não abrindo mão de suas atividades de autocuidado, melhor você estará para cuidar dos outros e contribuir com o que você realmente tem de melhor dentro de si.

 

  • Seja honesto: ao falar não para alguém, seja sincero com os seus motivos. Tá tudo bem se você falar “desculpa, eu não posso fazer isso por você agora”. Seja o mais gentil possível e evite inventar desculpas.

 

  • Você não precisa agradar a todos: ao nos importar com o que as pessoas vão falar, acabamos criando uma prisão invisível em nossa mente. É importante saber que o seu bem-estar é muito mais valioso do que a opinião alheia.

 

  • Não sinta culpa: o sentimento de culpa é um dos grandes vilões que nos impedem na hora de dizer não. Portanto, tenha sempre em mente que você tem todo o direito de recusar algo que não se sente confortável em fazer ou que não dispõe de tempo e energia para realizar.

 

  • Saber dizer sim também é importante: é legal desenvolvermos um equilíbrio e ter critério para não acabar indo sempre na mesma direção. Além disso, ao sabermos a hora certa de dizer sim ou não, praticamos nossa empatia e altruísmo. 

 

 Dizer "não" é o princípio de um diálogo interno. De uma construção. De um melhor entendimento do que acontece dentro de você e de suas necessidades emocionais. É uma virtude. Comece hoje mesmo a praticar o "não" na sua rotina - seja ela pessoal ou profissional. 

 

 E para encerrar quero deixar uma frase pra você pensar ainda mais: 

 

 “Sem saber dizer não, o desejo do outro vira demanda em você”.

 

Um grande beijo,

 

Carla