
Hoje eu quero te dar algumas dicas rápidas e simples para você identificar os “açucares escondidos" nas comidas prontas que você compra.
A primeira e mais importante dica, caso você ainda não tenha esse hábito, é que você PRECISA sempre ler o rótulo de todas as embalagens antes de comprá-las. E eu quero muito reforçar isso porque existem inúmeros produtos com embalagens LINDAS em que as palavras “PRODUTO ORGÂNICO, SUPERFOOD, NATURAL" ficam gritando para chamar a nossa atenção mas que, no fundo, possuem uma quantidade enorme de açucares na composição.
E veja que meu objetivo aqui não é te falar que um produto que tenha sido adoçado com mel, açúcar de coco, açúcar mascavo, maple syrup por exemplo, seja ruim, o que eu quero nesse texto é apenas te alertar que, se seu objetivo for regular o seu índice de açúcar no sangue para evitar picos glicêmicos, você precisa saber identificar tanto os “açucares escondidos” quanto olhar com mais cuidado para os “açucares saudáveis,” pois ambos elevarão rapidamente seu índice de açúcar no sangue praticamente da mesma forma que o açúcar branco tradicional.
A única vantagem dos "açucares saudáveis" é que eles te fornecerão uma pequena quantidade de vitaminas e minerais que o açúcar branco não possui, mas dentro do contexto de uma pessoa que quer:
- Regular seus mecanismos de glicemia sanguínea
- Reduzir suas taxas de colesterol e triglicérides
- Melhorar seu nível de energia e foco (principalmente após as refeições)
- Diminuir a incidência de infecções recorrentes e aumentar a sua imunidade
- Reduzir seus desejos incontroláveis por doces, massas, pães, etc
- Ajudar seu corpo a equilibrar naturalmente seus hormônios
- Melhorar questões alérgicas e de acne
- Reduzir suas variações de humor
… todas as formas de açúcar e de carboidratos refinados devem ser observadas com atenção.
Mas então vamos aos pontos principais que eu gostaria que você se atentasse daqui para frente para ficar mais expert no assunto:
➤ SEMPRE olhe com atenção a tabela nutricional e a lista de ingredientes antes de comprar um produto.
1- Na tabela nutricional, vá direto para a sessão de CARBOIDRATOS e veja a quantidade de AÇUCARES TOTAIS E AÇUCARES ADICIONADOS por porção. Isso é importante porque na grande maioria das vezes, uma embalagem possui várias porções e muitas pessoas não se dão conta disso.
O que eu sempre gosto de fazer para ter uma noção mais realista é multiplicar a quantidade de açúcar por porção pelo número de porções daquela embalagem e usar uma regrinha simples:
Para cada 100 gramas do produto:
- Menos que 5 gramas de açúcar está ótimo.
- Mais de 20 gramas de açúcar está altíssimo! Sinal de alerta…
- E se a quantidade de fibras e de proteínas for baixa, piora mais ainda a situação daquele produto!
2- Já na lista de ingredientes, você sempre tem que ficar atenta aos 3 primeiros nomes que aparecerem, para evitar todos os tipos de carboidrato refinados/farinhas brancas (que também se transformarão em açúcar rapidinho no seu sangue) ou alguma outra forma de açúcar: seja açúcar branco, orgânico, dos tipos “saudáveis” ou pior, do tipo “açúcar escondido"… ou seja, com aqueles nomes que não conseguimos identificar de cara.
Por isso, além de todos os “açucares saudáveis" que mencionei acima (mel, açúcar de coco, açúcar mascavo, etc.) fique sempre atenta aos seguintes tipos de açúcar que muitas vezes passam despercebido por não identificarmos os nomes:
Obs.: Vou passar aqui a lista dos principais nomes em português e inglês para facilitar, mas fique atenta pois a lista é bem maior que essa:
➤ Em português:
- Todos que terminem com “ose”: dextrose, glicose, frutose, sucrose, lactose, maltose, sacarose, etc.;
- Maltodextrina;
- Todos os xaropes: Xaropes de milho, de arroz, de alfarroba, de ouro, de bordo, de sorgo, etc.;
- Caramelo, açúcar evaporado, melados, melaço, etc.
➤ Em inglês:
- Dextrose Fructose, Galactose, Glucose. Lactose, Maltose, Sucrose;
- Maltodextrin
- Muscovado sugar
- Barley malt
- Blackstrap molasses
- Brown rice syrup, Carob syrup, Corn syrup, Golden syrup, High-Fructose Corn Syrup (HFCS), Malt syrup, Maple syrup, Rice syrup, Sorghum syrup
- Buttered sugar/buttercream
- Caramel, Molasses,
- Evaporated cane juice, Invert sugar
- Fruit juice, Fruit juice concentrate
- Treacle
Enfim, é isso por hoje. Espero ter te ajudado com essa informação caso você esteja sentindo com frequência alguns dos sintomas que mencionei acima.
E se quiser ir mais a fundo e entender como o meu Programa de Transformação Integral de Saúde pode te ajudar, basta me mandar uma mensagem na aba de contato do site.
Ficarei muito feliz em te conhecer e marcarmos uma avaliação de saúde cortesia.
Um grande beijo,
Carla