
Olá, tudo bem?
Hoje eu queria te perguntar se você já ouviu falar em POLIFENÓIS. Você já escutou alguma coisa sobre eles?
Em termos simplificados, os Polifenóis são compostos produzidos pelas plantas para atrair os polarizadores mas, ao mesmo tempo, protegê-las.
E por isso, quando ingerimos alimentos ricos em polifenóis, eles possuem um efeito antioxidante para “neutralizar" a ação dos radicais livres que são produzidos no nosso corpo quando estamos estressados, quando ingerimos muitas toxinas (como o álcool e gorduras inflamatórias), quando nos alimentamos mal ou temos hábitos ruins ou pelo simples fato de envelhecermos…
O problema todo ocorre porque somente 5% dos polifenóis são absorvidos em nosso intestino delgado em conjunto com os demais nutrientes dos alimentos que ingerimos. Todo o restante (95%) precisa ser quebrado pelas bactérias do nosso intestino grosso.
Por esse motivo, um intestino em desequilíbrio (mais bactérias ruins do que bactérias boas) não conseguirá quebrar de forma eficiente esses polifenóis e fazer com que o nosso corpo obtenha os reais benefícios antixoxidantes dos alimentos que estamos ingerindo.
Mas o importante aqui que eu gostaria de te falar é que quando as bactérias boas do nosso intestino consomem polifenóis, além delas produzirem substâncias anti-inflamatórias, elas também produzem compostos que reduzem a quantidade de bactérias ruins do intestino. Ou seja, todo mundo sai ganhando…
E esse é um ponto super importante se você estiver pensando em cuidar de sua saúde como um todo, lembrando que:
"não somos aquilo que comemos" mas sim
“aquilo que somos capazes de absorver dos alimentos que comemos.”
Então lá vão algumas excelentes fontes de polifenóis para você incluir em seu dia-a-dia:
Frutas e vegetais:
- São as maiores fontes de polifenóis que existem! Entre as que mais se destacam estão: blueberries (mirtilo), blackberries (amora), morangos, cerejas, uvas escuras, maças, ameixas, cebola-roxa, espinafre, alcachofra, chicória, entre outras.
- E uma dica importante é que quanto mais escuras as frutas ou as folhas maior a concentração de polifenóis.
Chás:
- Possuem efeito detoxificante e ajudam na filtragem das toxinas. Auxiliam, inclusive, em quadros de obesidade.
- Em especial, o Chá preto e o chá verde possuem grande quantidade de polifenóis, além de ajudarem na metabolização do açúcar do sangue.
Chocolate Amargo (acima de 70%):
- Um chocolate amargo de boa qualidade possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e auxilia na redução de cortisol e outros hormônios do stress, quando consumido em pequenas quantidades regularmente.
- Apenas não se esqueça que o açúcar é inimigo das bactérias boas do seu intestino… Então se voce escolher um chocolate que não seja amargo ou que tenha muito açúcar e/ou gorduras inflamatórias, o efeito será totalmente oposto para a sua flora intestinal.
Vinho tinto:
- O polifenol resveratrol presente no vinho tinto é um potente antioxidante para nosso corpo e nossa pele, além de ajudar a proliferar as bactérias boas do nosso intestino.
- Lembrando que, em excesso, o consumo de qualquer bebida alcoólica sobrecarregará o nosso fígado e dificultará nossos processos de filtragem, o que aumentará estados inflamatórios gerais do corpo.
Temperos:
- Entre os temperos com maior concentração de polifenóis estão: cravo, gengibre em pó, hortelã, tomilho, sálvia, manjericão, alecrim, salsão desidratado, orégano, anis estrelado, curry. Pense em seu efeito antioxidante e abuse desses temperos naturais!!
E você? Costuma incluir esses potentes alimentos em seu dia-a-dia?
Espero que sim e vou adorar saber quais são os seus preferidos!
Um grande beijo e uma ótima semana!