Será que a meditação pode me ajudar?

Olá! Tudo bem?

 

As práticas de relaxamento e meditação já existem há milhares de anos e você sabia que existem estudos seríssimos que já às associaram ao aumento da saúde, imunidade e qualidade de vida de seus praticantes?

 

Isso acontece porque elas não são apenas uma simples forma de "relax," mas sim ferramentas efetivas para o controle do stress e ansiedade, contribuindo para que todos os sistemas do corpo trabalhem melhor e, principalmente, nosso sistema imunológico.

 

Com a pandemia que estamos vivendo, ficou ainda mais clara a importância do controle emocional e da saúde da mente, além da física.

 

Olhá só, durante toda a nossa vida estamos acostumados a ouvir médicos e profissionais da saúde nos falarem da importância da prática de exercícios físicos para cuidarmos de nossa saúde FÍSICA. Mas o que geralmente não ouvimos, ou ouvimos bem pouco, é para cuidarmos da nossa saúde EMOCIONAL.

 

Buscar a ajuda de um terapeuta, meditar, tirar um tempo para si são ações que podem gerar uma sensação de bem-estar tão grande quanto um treino de esforço físico.

 

Claro que eu não estou diminuindo a importância enorme da atividade física para a manutenção de nossa saúde, mas hoje eu gostaria muito de te falar que cuidar de suas emoções e de si mesmo tem um impacto enorme em sua saúde como um todo.

 

Bom, mas onde entra a meditação nessa história? Ela entra como uma ferramenta extremamente potente para "exercitar a nossa mente" da mesma forma que a atividade física "exercita o nosso corpo."

 

Mas afinal, você realmente sabe quais são os benefícios da meditação?

 

1- Diminuição do estresse


Primeiramente, devemos entender o que é o estresse. Basicamente, ele é uma resposta física do nosso organismo a algum estímulo. O corpo pensa que você está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o organismo para a ação.

A meditação pode auxiliar na regulação destes hormônios capazes de diminuir a eficiência do sistema imunológico.

 

2- Melhora da imunidade

 

Ao reduzir o cortisol e aprimorar a forma como lidamos com nossos problemas, o sistema de defesa é reprogramado. Biomarcadores ligados a inflamações são reduzidos, blindando o organismo contra infartos, AVCs, diabetes e até o câncer.

 

3- Reforça o foco e a calma


Sessões regulares de mindfulness melhoram a comunicação entre as áreas cerebrais e, como consequência, nossa capacidade de lidar com situações adversas. Nossa tolerância e compaixão aumentam. 

 

4- Maior controle emocional


Indivíduos que praticam meditação possuem um controle emocional muito mais desenvolvido, entendendo e respeitando melhor seus limites e desejos.

 

E se a prática da meditação ainda te parece algo distante, comece fazendo exercícios simples de respiração abdominal. 

 

Comece pequeno, com exercícios curtos de respiração de 1 a 2 minutos e vá aumentando aos poucos. Não se cobre e não se coloque nenhuma meta, apenas se comprometa a fazer diariamente para que sua mente crie o hábito e entenda o padrão.


1- Coloque o alarme de seu celular para 2 minutos para você não se preocupar com o tempo.

2- Sente-se em uma cadeira confortável com a coluna ereta, com os pés no chão e as palmas de suas mãos sobre sua barriga. Se preferir, sente-se no chão e cruze as pernas, mantendo sua coluna ereta.

3- Feche os olhos.

4- Inspire enchendo seu abdômen de ar e contando mentalmente até 4.

Suas mãos pousadas sobre seu abdômen irão se movimentar naturalmente se você estiver enchendo seu abdômen de ar.

5- Segure o ar e conte até 4.

6- Expire pela boca contando até 6.

Repita esse padrão de 4, 4, 6 até seu despertador tocar.

 

Através da respiração abdominal, quando inspiramos e enchemos bem o nosso abdômen de ar, nós massageamos mecanicamente o nosso nervo vago (que tem uma conexão direta com o nosso sistema nervoso), enviando um estímulo positivo para que o nosso cérebro ative alguns de nossos mecanismos de relaxamento imediato.

 

Vale muito tentar!!

 

Se precisar de mais dicas, fique à vontade para me contatar.

 

Um grande beijo!