
Mudança… Hoje estou inspirada pra falar de mudança e o quanto ela nos faz crescer.
Fiquei com vontade de olhar minhas fotos antigas e separar as que mais me marcaram.
Mas muito mais legal que lembrar do passado foi ver o tamanho da mudança que se passou dentro de mim.
Engraçado como coisas que antes pareciam ser tão grandes e complicadas, hoje parecem ser tão menores e mais simples… Será que os problemas mudaram ou fui eu que passei a encará-los de uma forma diferente?
O fato é que me deu uma sensação enorme de liberdade ter percebido que consegui me libertar de muitos “pré-conceitos” e comportamentos automáticos do passado e o quanto isso me fez enxergar as coisas de uma forma mais leve.
E refletindo sobre isso, "O" principal momento que me fez amadurecer nesse sentido, sem dúvida nenhuma, foi a minha mudança para os EUA. Para uma pessoa com uma personalidade mega organizada e perfeccionista, lidar com a bagunça e a frustração de um processo de adaptação de uma família toda em outro país não foi nada fácil.
Muito choro escondido, muita frustração, muita saudade e muita comida para preencher todo esse vazio. E tudo isso apertado lá dentro pois, na minha cabeça, eu carregava o peso de ser "A" responsável pela “sanidade emocional” da família. Eu tinha que ser forte para transmitir segurança para os meus filhos.
Aos poucos as coisas foram se ajustando, eu fui colocando cada vez mais meu perfeccionismo de lado, fui aprendendo a priorizar o que é realmente importante na minha rotina e, o mais importante de tudo, aprendi a me conectar mais profundamente com os meus sentimentos e a minha ansiedade. Cuidar deles da forma correta, ao invés de usar a comida para suprir o vazio que eu estava sentindo, foi essencial para eu amadurecer como pessoa e aprender a lidar com as mudanças na minha vida de uma forma mais leve.
Hoje sei que não preciso ser “perfeita” e nem ter o controle das situações da minha vida para me sentir bem.
Hoje sei que o que mais me impedia de levar uma vida mais leve era meu próprio julgamento e minha auto-crítica. E, o mais legal de tudo isso, hoje sei o quanto cuidar de forma correta dos meus sentimentos e da minha ansiedade foi essencial para eu enxergar que, em todo processo de mudança, existe uma grande oportunidade de crescimento.
Basta termos clareza e estarmos dispostos a refletir sobre o lado positivo de cada situação.