A importância de estabelecermos metas de saúde de forma eficaz

Essa semana queria dividir com você porque o passo inicial para criarmos hábitos saudáveis sustentáveis está diretamente ligado à FORMA como estabelecemos nossos objetivos.

 

 

Queria muito que tivesse em mente que dificilmente uma mudança de hábitos sustentável acontece de forma brusca ou radical em nossa vida. Para que consigamos mudar comportamentos e hábitos de forma consistente, eles devem estar alinhados com um propósito que verdadeiramente nos inspire.

 

 

Se errarmos na definição de nossos objetivos (estabelecendo metas irreais por exemplo) ou não focarmos em COMO iremos alcançá-los, corremos o risco de minarmos completamente nossos esforços. 

 

 

E isso é o que acontece na grande maioria das vezes em que não damos a devida atenção ao estabelecimento de nossas metas de saúde. Iniciamos bem nosso novo "projeto-verão" mas em pouco tempo entramos em comportamentos automáticos de auto-sabotagem (o famoso pé-na-jaca...), de resistência inconsciente e de ciclos infinitos (e pouco saudáveis) de auto-crítica...

 

 

Para você definir seu objetivo de forma clara e que faça verdadeiro sentido para você, pense em seguir os seguintes passos:

 

 

1- Identifique a sensação ou como quer se sentir assim que alcançar seu objetivo.

2- Organize uma lista de ações diárias (e factíveis) em sua agenda que estão em congruência com seu objetivo.

3- Nomeie com clareza o resultado que você deseja.

 

 

Por exemplo, você pode ter em mente como seu objetivo:

 

 

“Quero perder 5 kilos em 1 mês”

 

 

E por quê? “Porque vou ser a madrinha de casamento da minha amiga e quero estar linda naquele vestido.”

 

 

E depois do casamento? “Não sei. Ainda não pensei nisso. O que sei é que quero estar linda para aquela festa.”

 

 

Enfim, visivelmente trata-se de um objetivo claro e específico mas que tem poucas chances de se tornar sustentável.

 

 

E se mudássemos o diálogo para o seguinte:

 

 

“Eu quero emagrecer 10 kilos.”

 

 

E por quê? 

 

 

“Porque vou me sentir mais confortável nas minhas roupas, mais confiante, atraente, sexi e com uma sensação maravilhosa de ter conseguido alcançar meu objetivo. Eu me lembro bem de uma época em minha vida em que me sentia dessa forma e transbordava de energia e alto-astral e eu quero sentir novamente essa sensação. 

Sei que emagrecer 10 kilos irá me trazer novamente essa sensação de bem estar e energia e isso é muito importante para mim nessa fase da minha vida. Vou me organizar com metas reais e ações factíveis para que seja uma mudança que se sustente na minha vida, mesmo que isso leve mais tempo. Não quero mais o efeito ioiô para mim.

 

 

Ações práticas para alcançar meu objetivo: 

 

 

1- Parar de me autocriticar e de enfatizar minha atual falta de tempo. Vou concentrar um pouco da minha energia para encontrar espaços na minha agenda e iniciar minha mudança de hábitos. Sei que não é fácil mas ninguém pode fazer isso em meu lugar, sei que a responsabilidade é minha.

 

 

2- Separar 2 ou 3 dias dias por semana para preparar minhas refeições e lanches saudáveis (focando em alimentos de baixo índice glicêmico) com antecedência e em maior quantidade, assim terei tudo a mão de forma prática e não precisarei ficar fugindo das tentações e me desgastando a todo momento. Meu foco será em INCLUIR COMIDA DE VERDADE para não sentir fome ou desejo de junk food. Sei que “passar fome” não se sustenta.

 

 

3- Vou me policiar para andar pelo menos 10.000 passos por dia. Se não conseguir fazer nenhum exercício específico (na academia, em casa, na rua, ou em qualquer outro lugar) vou evitar os elevadores e vou usar as escadas do trabalho ou do prédio. Também vou estacionar meu carro mais longe do meu destino de propósito. Vou focar em movimentar meu corpo sempre que possível.

 

 

4- Vou fazer minha última refeição às 7 da noite e vou ficar sem comer até as 7 da manhã do outro dia para que meu corpo se acostume a queimar minhas gordurinhas na ausência de comida (e não me faça querer comer o pé da mesa simplesmente porque passei meia hora da hora em que geralmente almoço todos dias).

 

 

5- Vou acordar 10 minutos mais cedo para fazer 3 minutos de visualização positiva sobre como estarei assim que alcançar meus objetivos E 5 minutos de meditação.  

Pra começar, simplesmente vou focar minha atenção na minha respiração por 5 minutos pra exercitar minha presença plena - o que já bem difícil inicialmente. Assim que evoluir nesse exercício, vou pesquisar mais sobre técnicas básicas de meditação pois sei que podem me ajudar muito (afinal, a grande maioria dos grandes executivos e CEOs mundiais meditam, então deve ser algo bom e eficaz, correto?);

 

 

6- Antes de dormir, vou escrever em um diário 2 coisas pelas quais sou grata e que aconteceram no meu dia. Me comprometo a escrever duas coisas novas a cada dia e não ficar repetindo as do dia anterior."

 

 

Enfim, esse foi só um exemplo de como é importante identificarmos de forma clara quais os sentimentos e sensações que estão por trás de nosso objetivo e entender o porquê queremos alcançá-los. Motivações imediatistas (através de dietas radicais por exemplo) não fazem com que nosso cérebro entenda que aquela mudança de hábito está ligada a algo BOM e que nos trará bem-estar em última instância, ao contrário, comportamentos radicais só aumentam o estado de stress percebido por nosso cérebro, fazendo com que ele acione nossos mecanismos de defesa contra determinado padrão de comportamento e acabem por minar nossos esforços (de emagrecer nesse exemplo) em nome de nossa auto-preservação.

 

 

Espero que gostem dessa abordagem e se tiverem alguma idéia diferente ou alguma dúvida sobre como estabelecer metas de saúde saudáveis e eficientes, me escrevam para conversarmos.

 

 

Um beijo,

 

 

Carla Righi