Voce sabia que o abraço tem poder de cura?

Hoje em dia não é difícil acompanharmos a evolução das pesquisas na área da saúde e da indústria farmacêutica no combate às doenças. 

 

Isso é ótimo e totalmente necessário… Contudo, no fundo, sabemos que precisamos de muito mais que isso pra vivermos plenamente. Precisamos, cada vez mais, estudar formas de se criar saúde e não apenas de como se  tratar doenças.

 

Essa vertente já existe e é uma tendência atual, felizmente. 

  

Dentro dessa quebra de paradigmas, estão surgindo estudos muito interessantes demonstrando a importância de se manter um estado mental positivo para se gerar saúde plena.

  

Dois estudos me chamaram a atenção e eu gostaria de dividir aqui com você. 

 

O primeiro estudo foi feito na Universidade de San Diego em pacientes com problemas sérios de coração, que fizeram um diário de agradecimento por 6 semanas. Ao final desse período, esses pacientes tiveram, comprovadamente, uma melhora nas suas funções cardíacas. É como se esse estado de gratidão e agradecimento conscientes fizessem literalmente seus corações baterem mais fortes e mais rapidamente.

 

Outro estudo bastante interessante foi sobre a ligação entre o aumento de resistência respiratória à virus e a quantidade de abraços e toques que uma pessoa recebia. Foi um estudo que mediu de que forma interações físicas como o abraço e toques afetivos poderiam aumentar a quantidade de anticorpos e a resposta imunológica de uma pessoa.

 

O interessante foi que, mesmo que a pessoa abraçada estivesse se expondo a um número maior de virus pelo simples contato proveniente do abraço, sua quantidade de anticorpos havia aumentado.

 

A conclusão principal é que a conexão entre nossa mente e nosso corpo é muito forte e às vezes não nos damos conta de como o nosso equilíbrio mental e emocional afeta nosso corpo e nossa resposta imunológica com relação aos vírus e bactérias a que somos expostos diariamente.

 

A dica aqui fica para nos atentarmos a isso e despertarmos para o fato de quanto é importante cultivarmos um estado mental e emocional positivo para cuidarmos de nossa saúde. Ou seja, a saúde em seu aspecto amplo vai muito além de uma alimentação saudável e de uma ótima rotina de exercícios. Ela abrange nossas emoções e nossas interações tanto inter-pessoais com as pessoas que nos cercam, quanto com nós mesmos em termos de nossa auto-aceitação, da forma como nos enxergamos e como lidamos com nossas características, com nossa personalidade, com nossos defeitos e qualidades, com nossas curvas e retas e por aí vai…

  

Enfim, se você for uma pessoa cética e tudo isso te parecer muito lúdico à primeira vista, faça o teste pensando em sua imunidade então. Todos os dias antes de dormir, pense em duas coisas boas que aconteceram no seu dia, pelas quais você se sente agradecido. Pode ser qualquer coisa, grande ou pequena, como por exemplo o sucesso da cirurgia de uma pessoa querida, o sorriso da moça que te entendeu no restaurante, o fato de você ter uma visão perfeita para enxergar como seu filho cresceu nesse último ano ou simplesmente o fato de você ter uma cama quentinha e confortável pra dormir enquanto muitas pessoas não a têm. 

 

Vale qualquer reflexão, a única regra pra que esse exercício seja eficiente é que a cada dia voce se concentre em agradecimentos diferentes, ou seja, não vale se repetir ou simplesmente se colocar no piloto automático e agradecer as mesmas coisas todos os dias.

 

Enfim, no meio dessa nossa rotina estressante e corrida, achei importante compartilhar isso com voce e, se tiver qualquer dúvida, é só me escrever para conversarmos.

 

Um grande abraço e bons agradecimentos!

 

PNG _ Fundo transparente _ Carla Righi _ Logomarcas _ WUUM-18 1