
Todo mundo fala sobre "melhorar a saúde e a imunidade,” mas na prática, por onde você deve começar?
Na minha sincera opinião, nós devemos começar pela base, por onde tudo começa, pelos nutrientes essenciais que o nosso corpo precisa para trabalhar bem.
Nutrientes essenciais são compostos que o corpo não consegue produzir ou não consegue produzir em quantidade suficiente e que precisam ser obtidos através de nossa alimentação.
Existem diversas categorias de nutrientes, mas para simplificar, podemos dividí-los em MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES.
1- Os macronutrientes precisam ser ingeridos em maior quantidade e incluem a base de nossa alimentação: proteínas, carboidratos e gordura.
2- Já os micronutrientes precisam ser obtidos em menores quantidades mas também são vitais para as funções do corpo. Eles são as vitaminas e os minerais.
Então lá vai um resuminho pra te ajudar a encontrar todas essas substâncias:
- Proteínas: são os "tijolinhos"do nosso corpo pois fazem parte da produção de nossos músculos, tecidos, impulsos nervosos, enzimas e alguns hormônios.
Fontes animais: carnes em geral, peixes e ovos.
Fontes vegetais: leguminosas (feijões, lentilhas, ervilhas), soja e derivados (tofu, tempeh, edamame), sementes, amêndoas, arroz, quinoa, aveia, brócolis, espinafre.
- Carboidratos: servem como fonte de energia para o nosso corpo: todas as frutas e vegetais de forma geral (folhas, brotos, raízes, batatas), grãos, leguminosas, farinhas, açúcar, mel, pães, massas, bolos, etc.
- Gorduras: servem para fornecer energia, auxiliam na absorção de vitaminas importantes, participam da síntese hormonal, do amortecimento de órgãos, como isolante térmico corporal, entre outras funções.
Boas fontes: azeite de oliva, azeitonas, manteiga ghee, avocado, coco, sementes e oleaginosas em geral.
- Vitaminas: são substâncias que auxiliam no funcionamento dos processos metabólicos do corpo humano. Sem elas, o organismo não consegue realizar bem suas funções e fica muito mais suscetível à doenças, problemas musculares e neurológicos.
São divididas em dois grupos: lipossolúveis (A, D, E, K) e as hidrossolúveis (C e as vitaminas do complexo B).
As maiores fontes são os alimentos FRESCOS como frutas, verduras e legumes.
- Minerais: contribuem na produção de hormônios, na formação dos ossos, na regulação da pressão sanguínea, nas enzimas digestivas, entre outras funções.
Minerais que não podem faltar: ferro, fósforo, magnésio, sódio, cálcio, potássio, cobre, zinco, iodo e manganês.
Boas fontes: banana, feijão, lentilhas, beterrabas, vegetais verdes escuros, hortaliças verdes e leguminosas.
- Água! Essa nem precisa de muita explicação... Compõe cerca de 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas do corpo.
Bom, pra finalizar, eu só gostaria de registrar que o ponto mais importante nessa nossa conversa de hoje está na importância da VARIEDADE… Ou seja, não basta ofertar sempre os mesmos alimentos saudáveis. Pra você realmente ajudar seu corpo a trabalhar bem, rodiziar alimentos saudáveis que oferecem nutrientes diferentes fará toda a diferença!